Disciplina Curricular
Competências Comunicacionais em Engenharia Informática e de Computadores II CCEIC-II
Mestrado Bolonha em Engenharia Informática e de Computadores - Alameda - MEIC-A 2021
Contextos
Grupo: MEIC-A 2021 > 2º Ciclo > Area Principal > Tronco Comum
Período:
Peso
3.0 (para cálculo da média)
Pré-requisitos
na
Objectivos
Definir comunicação empresarial; identificar os príncipios da comunicação profissional; relacionar comunicação com profissionalismo; reconhecer o papel da linguagem técnica (jargão) na comunicação empresarial; indicar os riscos da utilização de jargão com audiência leiga; enunciar o papel da cultura cliente na comunicação empresarial; distinguir comportamentos profissionais quando em contato com o cliente; descrever diferentes métodos de gestão de reclamações; descrever as especificidades da comunicação comercial; delinear, preparar e conduzir formações; nomear as características da comunicação interna em equipas de TI.
Programa
Comunicação Empresarial - Conceitos centrais; Comunicação e Profissionalismo Utilização de linguagem técnica na comunicação: Contextos e soluções Excelência no contacto com o cliente: Posturas e procedimentos Gestão de reclamações Comunicação comercial em TI: Boas práticas Delinear, preparar e conduzir formações em Tecnologias de Informação Comunicação interna em equipas de TI
Metodologia de avaliação
60% Trabalhos práticos das temáticas (realizados em aula - Lite tasks - ou autonomamente - Full Tasks) 20% Leituras preparatórias e respectivos quizzes 20% Participação no fórum da Unidade curricular
Componente de Competências Transversais
Comunicação interpessoal nas suas diferentes componentes, comunicação em público, trabalho em equipa, pensamento crítico e criatividade. Toda a componente avaliativa contempla a análise das competências indicadas.
Componente Laboratorial
na
Componente de Programação e Computação
na
Princípios Éticos
Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.