Disciplina Curricular

Competências Comunicacionais em Engenharia Informática e de Computadores I CCEIC-I

Mestrado Bolonha em Engenharia Informática e de Computadores - Alameda - MEIC-A 2021

Contextos

Grupo: MEIC-A 2021 > 2º Ciclo > Area Principal > Tronco Comum

Período:

Peso

3.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Distinguir soft skills de hard skills; Reconhecer a Comunicação como uma das soft skills fundamentais no âmbito da Engenharia Informática; Diferenciar comunicação verbal de comunicação não verbal; Enumerar diferentes áreas da comunicação não verbal; Enunciar boas práticas de interação nas diferentes áreas da comunicação não verbal; Identificar consequências de feedback ineficaz; Distinguir feedback ineficaz de feedback eficaz; Identificar comportamentos de escuta ativa; Reconhecer os resultados da escuta ativa nas interações interpessoais; Enumerar estratégias de questionamento eficazes; Distinguir comunicação interpessoal de intrapessoal; Descrever a importância da comunicação intrapessoal; Aplicar boas práticas na construção de diapositivos; Identificar os aspetos verbais e não verbais adequados em comunicações em público; Reconhecer as boas práticas de comunicação em contexto de entrevista (recrutamento).

Programa

Comunicação - Conceitos centrais Comunicação não verbal e seus componentes Ferramentas para uma Comunicação eficaz I: Feedback Ferramentas para uma Comunicação eficaz II: Escuta ativa Ferramentas para uma Comunicação eficaz III: Técnicas de questionamento Comunicação intrapessoal e gestão do fracasso em Engenharia Delinear, preparar e conduzir apresentações em Tecnologias de Informação A importância da Comunicação no recrutamento em Engenharia Informática.

Metodologia de avaliação

60% Trabalhos práticos das temáticas (realizados em aula - Lite tasks - ou autonomamente - Full Tasks) 20% Leituras preparatórias e respectivos quizzes 20% Participação no fórum temático da Unidade curricular

Componente de Competências Transversais

Comunicação interpessoal nas suas diferentes componentes, comunicação em público, trabalho em equipa, pensamento crítico e criatividade. Toda a componente avaliativa contempla a análise das competências indicadas.

Componente Laboratorial

na

Componente de Programação e Computação

na

Princípios Éticos

Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.

Disciplinas Execução

2021/2022 - 1º Semestre