Disciplina Curricular

Administração e Gestão de Infraestruturas e Serviços de It AGI

Mestrado Bolonha em Engenharia Informática e de Computadores - Alameda - MEIC-A 2021

Contextos

Grupo: MEIC-A 2021 > 2º Ciclo > Area Principal > Agrupamentos > Gestão de Serviços de It

Período:

Grupo: MEIC-A 2021 > 2º Ciclo > Area Principal > Agrupamentos > Sistemas Empresariais

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Os estudantes devem ser capazes de: Compreender de forma abrangente o espetro completo de atividades modernas de IT (conceção, desenho, configuração, instalação, administração e gestão); Compreender a evolução tecnológica das infraestruturas de IT, quer locais, quer em nuvem; Dominar os princípios subjacentes à virtualização das infraestruturas de IT; Fazer a interligação entre as técnicas de desenvolvimento de software e os mecanismos de aprovisionamento de recursos e instalação de software nessas infraestruturas; Conhecer os conceitos de negócio, modelos e estratégias dos serviços de IT, bem como aplicar as boas práticas de administração e gestão de infraestruturas de IT; Compreender o papel de ambientes de gestão e controlo de serviços informáticos na gestão de infraestruturas informáticas de grande escala; Minimizar o impacte das soluções de infraestruturas de IT no ambiente e no consumo de recursos.

Programa

Introdução e enquadramento: Evolução das infraestruturas de IT e seus serviços; Recursos e serviços de IT; Ciclo de vida de IT. Infraestruturas e instalações de IT: Infraestruturas físicas e instalações; Redes de centros de dados; Arquiteturas e tecnologias de armazenamento; Resiliência dos centros de dados. Plataformas de serviços de IT: Arquitetura de centros de dados convencionais; Infraestruturas de computação em nuvem; Virtualização em IT; IT definido por software. Desenvolvimento, instalação e configuração: DevOps; Modelos de aplicações; Cadeia de ferramentas de DevOps; Aprovisionamento de serviços e orquestração de contentores. Administração de IT: Administração; automação; Monitorização distribuída; Análise de redes e serviços. Gestão de IT: Standards de gestão e de governação; Boas práticas de gestão (ITIL); Gestão de serviços de IT; Faturação, imputação e liquidação; Gestão de continuidade; Gestão de disponibilidade e capacidade; Garantia de serviços e gestão de qualidade.

Metodologia de avaliação

A avaliação tem duas componentes: - Análise/Design: Projeto ou Estudo Temático (50%) - Avaliado com base na qualidade, abrangência, profundidade e valor de síntese, no contexto do tema do trabalho atribuído, com apresentação e discussão oral. Nota mínima: 9,5 valores; - Implementação: Experiências/Implementações em Laboratório (50%) – Avaliada com base no domínio e segurança dos tópicos trabalhados, e na concretização funcional das soluções propostas. Nota mínima: 9,5 valores.

Componente de Competências Transversais

Trabalhos de laboratório e projeto em grupos de 2 ou 3 alunos (peso de 50% da nota), potenciando assim várias competências transversais: - planeamento e gestão do trabalho em grupo - decomposição de tarefas complexas em unidades menores que possam ser tratadas de forma independente - desenvolvimento de mecanismos de entreajuda e de responsabilização entre os elementos do grupo - discussão entre os elementos do grupo para chegar a consenso sobre soluções, melhorando a capacidade argumentativa e de comunicação - partilha de conhecimento e contraste de perspectivas diferentes entre os membros do grupo.

Componente Laboratorial

Execução de experiências laboratoriais usando mecanismos e ferramentas de automação para construção e gestão de infraestruturas de IT, locais e em plataformas de computação em nuvem.

Componente de Programação e Computação

N/A

Princípios Éticos

Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.

Disciplinas Execução

2021/2022 - 1º Semestre