Disciplina Curricular

Administração de Dados e Sistemas de Informação AOBD

Mestrado Bolonha em Engenharia Informática e de Computadores - Alameda - MEIC-A 2021

Contextos

Grupo: MEIC-A 2021 > 2º Ciclo > Area Principal > Agrupamentos > Gestão de Serviços de It

Período:

Grupo: MEIC-A 2021 > 2º Ciclo > Area Principal > Agrupamentos > Sistemas de Informação

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Os alunos deverão ser capazes de: • Compreender os compromissos envolvidos nos conceitos de coerência, escalabilidade, tolerância a falhas, e complexidade em sistemas que armazenam, gerem e suportam consultas de dados. • Compreender os mecanismos internos de um Sistema de Gestão de Bases de Dados (SGBD) relacional, nomeadamente a gestão de armazenamento, a indexação, o processamento e optimização de interrogações, a gestão de transações, o controlo de concorrência e a gestão de recuperação • Otimizar o acesso a grandes quantidades de dados armazenadas em bases de dados potencialmente heterógeneas e compreender as tarefas envolvidas na afinação de sistemas data-intensive.

Programa

1. Gestão de Armazenamento. Relacional: Organização de registos em ficheiros; Dados semi-estruturados; Replicação de dados; Bases de dados em memória principal e de grafos. 2. Indexação. Índices ordenados e índices baseados em tabela de dispersão; Índices OLAP: bitmap, column-store. 3. Processamento e Otimização de Consultas: Algoritmos de Execução para operadores relacionais; Transformação de expressões relacionais usando regras de equivalência; Otimização baseada em custo; Processamento de consultas complexas e consultas distribuídas; Algoritmos de junção paralelos; Map-reduce. 4. Controlo de Concorrência e Gestão de Recuperação: Controlo Concorrência multi-versão; Algoritmo ARIES; Gestão de Transações Distribuídas; Teorema de CAP. 5. Afinação de Bases de Dados Relacionais: esquema, consultas, índices, log e lock, SO e HW 6. Implementação de sistemas data-intensive. Base de Dados como Serviço; Exemplos de serviços e sistemas de Bases de Dados na Nuvem 7. Streaming databases.

Metodologia de avaliação

O método de avaliação inclui um exame E, uma apresentação oral P (em grupos de 2 elementos), e um projecto PR (em grupos de 2 elementos) no qual os alunos aplicarão os metódos estudados nas aulas. Not Final: 0.5xE + 0.2xP + 0.3xPR Nota mínima: 9.5 em (E), 9.5 em (P), 9.5 em (PR) Trabalhadores-Estudantes (têm que ser formalmente reconhecidos como tal): têm que completar o projecto e a apresentação, mas podem fazê-lo de forma individual.

Componente de Competências Transversais

No desenvolvimento do projecto, os alunos irão desenvolver o seu pensamento crítico, estratégias de resolução de problemas, trabalho de equipa e capacidades de comunicação inter-pessoais.

Componente Laboratorial

Os alunos obterão as capacidades técnicas sobre os módulos internos dos sistemas de gestão de bases de dados seguindo os guias de laboratório. Os alunos trabalharão em grupos de dois de modo a desenhar a solução do projecto e a preparar a apresentação oral.

Componente de Programação e Computação

N/A

Princípios Éticos

Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.

Disciplinas Execução