Disciplina Curricular

Metodologia de Desenvolvimento de Jogos TJS

Mestrado Bolonha em Engenharia Informática e de Computadores - Alameda - MEIC-A 2021

Contextos

Grupo: MEIC-A 2021 > 2º Ciclo > Area Principal > Agrupamentos > Jogos

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Dar ao aluno uma visão geral sobre a metodologia de desenvolvimento de jogos centrada no jogador. Dotar os alunos de ferramentas e técnicas para desenvolver interfaces de videojogos tendo especial atenção aos modos de controlo usados e à apresentação do mundo do jogo. Dotar os alunos de capacidade de reflexão sobre a jogabilidade e a experiência do jogador seguindo uma perspetiva de modelação concetual. Dotar os alunos de conhecimento e ferramentas para o desenvolvimento iterativo de protótipos e métodos de teste e verificação de jogabilidade e experiência. Salientar processos de exploração da experiência na perspectiva do jogador tendo em conta a dimensão temporal de progressão. Discutir modelos de negócio e empreendedorismo na indústria de videojogos.

Programa

1. Desenvolvimento de jogos centrado no jogador 2. Jogadores e cenários de jogo 3. Modelos conceptuais de jogabilidade 4. Prototipagem e testes de jogabilidade e experiência 5. Paradigmas de controlo e apresentação 6. Engenharia e design de experiência 7. Inquirir e observar jogadores 8. Progressão e design de níveis 9. Empreendedorismo e negócio de jogos 10. Apresentações convidadas

Metodologia de avaliação

A avaliação é baseada no desenvolvimento de um projeto dividido em 3 fases terminando com uma exposição pública do jogo. É pedido também um relatório final e um media-kit de apresentação do jogo. Não há exame escrito.

Componente de Competências Transversais

O curso desenvolve as seguintes competências transversais, de acordo com o definido pela comissão de competências transversais: Pensamento crítico e inovador (resolução de problemas, pensamento estratégico, criatividade); Competências intrapessoais (produtividade e gestão de tempo, proatividade e iniciativa, motivação intrínseca, tomada de decisão); Competências interpessoais (comunicação oral, comunicação escrita, trabalho em equipa, liderança); Cidadania global (trabalho em equipas com diversidade cultural); Literacia de informação e dos media (uso de múltiplas ferramentas multimedia, pesquisa de informação, estruturação de informação).

Componente Laboratorial

Nos laboratórios é feito o acompanhamento do desenvolvimento do projeto e decorre a avaliação dos protótipos desenvolvidos no final de cada fase de desenvolvimento. Os laboratórios são também usados para os alunos experimentarem os jogos dos seus colegas e ajudarem nos testes de jogabilidade e experiência. É esperado que a maioria do desenvolvimento do projeto seja feito fora das aulas de laboratório e que estas sirvam para discussão do trabalho desenvolvido.

Componente de Programação e Computação

No curso onde esta UC é oferecida estão asseguradas as componentes de Computação e Programação de acordo com o MEPP 2122. Esta UC em particular tem uma componente de programação usando, tipicamente, motores de jogo (ex: Unity, Unreal, Godot, etc.).

Princípios Éticos

Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.

Disciplinas Execução