Disciplina Curricular

Computação Gráfica para Jogos CGJ

Mestrado Bolonha em Engenharia Informática e de Computadores - Alameda - MEIC-A 2021

Contextos

Grupo: MEIC-A 2021 > 2º Ciclo > Area Principal > Agrupamentos > Jogos

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Aprender e por em prática conceitos importantes de motores modernos de jogos. Contruir um motor gráfico moderno em C++ / OpenGL moderno usando renderização com base fìsica em tempo real.

Programa

1. Espaço homogéneo de transformações e quaterniões 2. Shaders, pipeline de renderização e pipeline de visualização 3. Modelação e animação: malhas, buffers e grafos de cenas 4. Iluminação direta: cel shading e modelo de Blinn-Phong 5. Mapeamento de texturas de múltiplas dimensões, filtragem e ruído procedimental 6. Mapeamento de normais, de deslocamento, e de ambiente 7. Renderização com base física em tempo real e oclusão de ambiente

Metodologia de avaliação

A avaliação consiste em dois projetos: um projeto individual que cria a arquitetura base do motor gráfico e um projeto em equipa que explora a programação de shaders. Não há exame escrito.

Componente de Competências Transversais

O curso desenvolve as seguintes competências transversais, de acordo com o definido pela comissão de competências transversais: Pensamento crítico e inovador (resolução de problemas, pensamento estratégico, criatividade); Competências intrapessoais (produtividade e gestão de tempo, proatividade e iniciativa, motivação intrínseca, tomada de decisão); Competências interpessoais (comunicação oral, comunicação escrita, trabalho em equipa, liderança); Cidadania global (trabalho em equipas com diversidade cultural); Literacia de informação e dos media (uso de múltiplas ferramentas multimedia, pesquisa de informação, estruturação de informação).

Componente Laboratorial

Os alunos desenvolvem gradualmente um motor gráfico, e são regularmente avaliados com base num conjunto de metas prédefinidas, assim como recebem feedback relativamente ao seu progresso.

Componente de Programação e Computação

A componente de programação é uma componente fundamental da avaliação. A avaliação será baseada no desenvolvimento individual e em equipa de uma aplicação em tempo real em C++ / OpenGL, o que inclui a programação de shaders executados na GPU (Graphical Processing Unit).

Princípios Éticos

Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.

Disciplinas Execução

2021/2022 - 1º Semestre