Disciplina Curricular

Programação 3D PSJ

Mestrado Bolonha em Engenharia Informática e de Computadores - Alameda - MEIC-A 2021

Contextos

Grupo: MEIC-A 2021 > 2º Ciclo > Area Principal > Agrupamentos > Interacção e Visualização

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Esta unidade curricular introduz e discute a aplicação das leis da Física na geração de imagens 3D de Alta Fidelidade (Fotorealismo), com especial enfoque na simulação do processo físico de Transporte de Luz e a correspondente interacção com a matéria. Para além das técnicas baseadas em Ray-Tracing, a cadeira inclui ainda o desenvolvimento de uma aplicação gráfica 3D interactiva com efeitos fotorealistas, baseada no motor de jogo Unity 3D, através do uso das suas bibliotecas de Assets e de shaders.

Programa

Equação de Transporte de Luz, Síntese de Imagem fotorealista e o algoritmo de Ray-Tracing, Técnicas de Intersecção Geométricas, Materiais, Integração Monte Carlo, Técnicas de Aceleração: Grelhas, KD-Trees e Hierarquias de Volumes Envolventes; BRDF e Light Sampling, Sampling & Path Tracing, Photon Mapping, Motor de Jogo Unity 3D: GUI, game objects e componentes, luzes, materiais, corpos rígidos, scripting, input e character control, câmaras, prefabs, colliders, triggers e shaders.

Metodologia de avaliação

3 Assignments Laboratoriais - 80% 2 mini-testes - 20%

Componente de Competências Transversais

N/A

Componente Laboratorial

Seis exercicios e 3 Assignments

Componente de Programação e Computação

Programação C/C+ de algoritmos ray-tracing e uso do motor gráfico Unity3D     

Princípios Éticos

Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.

Disciplinas Execução