Disciplina Curricular

Produção de Conteúdos Multimédia PCM

Mestrado Bolonha em Engenharia Informática e de Computadores - Alameda - MEIC-A 2021

Contextos

Grupo: MEIC-A 2021 > 2º Ciclo > Area Principal > Agrupamentos > Jogos

Período:

Grupo: MEIC-A 2021 > 2º Ciclo > Area Principal > Agrupamentos > Interacção e Visualização

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Pré-requisitos

Domínio adequado da programação

Objectivos

Conhecer os vários tipos de informação multimédia e como os manipular para a produção de conteúdos. Reconhecer as características de um processo de Produção de Conteúdos Multimédia. Entender os constrangimentos tecnológicos que se colocam na Produção, nomeadamente nos aspetos de captura, codificação, processamento e visualização dos vários media. Conhecer os vários tipos de ferramentas de autoria disponíveis. Produzir conteúdos Multimédia; Ser capaz de produzir e realizar apresentações multimédia; Introduzir algumas formas avançadas de utilização de multimédia como a modelação procedimental, arte generativa e realidade aumentada. Aplicar métodos eficientes de pesquisa de informação multimédia baseada no conteúdo.

Programa

1. Tipos de Dados Multimédia a. Texto b. Imagens bitmap c. Imagens Vectoriais e SVG d. Som e. Vídeo f. Animações. 2. Captura, Codificação e Processamento de sinais multimédia. 3. Princípios de Desenho e Apresentações Multimédia. 4. Edição linear e não linear de vídeo e áudio. 5. Sincronização 6. Aplicações Multimédia Avançadas 7. Recuperação de Informação Multimédia baseada em conteúdo 8. Bases de dados multimédia.

Metodologia de avaliação

Mini-Testes: 30% Apresentações Multimédia: 15% Laboratórios: 15% Avaliação Contínua: 40%

Componente de Competências Transversais

Os alunos irão desenvolver Competências Interpessoais ao ter que trabalhar em grupo nos laboratórios para as tarefas de programação. Isto incluirá Trabalho de Equipa mas também Comunicação Escrita (Labs, 15%), Comunicação Oral (Apresentação Multimédia - 15%) e liderança. Competências interpessoais estarão em causa na gestão da carga e métodos de trabalho para gerir as tarefas de Avaliação Contínua (40%). Aí, será pedido aos alunos que criem media eficazes e apelativos, pelo que a Criatividade será um aspecto central, tal como o Pensamento Crítico. Finalmente, e pela própria natureza da disciplina, será constante a utilização de Competências de Literacia de Informação e Media.

Componente Laboratorial

As aulas de laboratórios estarão divididas em duas partes. Na primeira o foco estará na utilização de ferramentas de edição e manipulação de media (audio, imagem, vídeo, etc.). Na segunda o foco estará em tarefas de programação de operações de manipulação comuns de media (filtros, transições de vídeo, etc.)

Componente de Programação e Computação

No curso onde esta UC é oferecida estão asseguradas as componentes de Computação e Programação de acordo com o MEPP 2122.

Princípios Éticos

Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.

Disciplinas Execução

2023/2024 - 2º semestre

2022/2023 - 2º semestre

2021/2022 - 2º Semestre