Disciplina Curricular

Computação Visual CVI

Mestrado Bolonha em Engenharia Informática e de Computadores - Alameda - MEIC-A 2021

Contextos

Grupo: MEIC-A 2021 > 2º Ciclo > Area Principal > Agrupamentos > Interacção e Visualização

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Esta Unidade curricular (UC) tem como objectivo essencial fornecer os conceitos e fundamentos teóricos que permitam a extracção informação contida em imagens ou em sequências de video. Este objectivo é essencial, pois pretende-se desenvolver aplicações em realidade aumentada (RA), visualização de informação (VI) e interacção com o utilizado. Todas as aplicações mencionadas, têm como base, o conhecimento de conceitos fundamentais em processamento em imagem e visão. Para isso, nesta unidade curricular, introduzem-se os conceitos ... de suporte para a formação de imagens digitais. Aborda-se também a filtragem e o pré-processamento. Dá-se introdução conceitos que permitem a extracção de características de imagem. Mais especificamente, estudam-se operações morfológicas, análise de cor e textura e detecção de contornos de objectos presentes na imagem.

Programa

PARTE 1: 1 - Motivação: definição de processamento de imagem e mutimedia. 2 - Fundamentos: 3 - Análise de imagens Binárias: 4 - Pre-processamento: Filtros de média, Gaussiano, mediana; Filtragem temporal com filtro de mediana; Algoritmo geral; Detecção de contornos numa imagem. 5 - Cor e textura em imagem 6 – Segmentação em imagem Métodos de clustering; K-médias; Representação de regiões. 7 - Análise de Movimento – Animação multimédia: Movimento 2D; Métodos de subtração de imagem Segmentação de vídeo; Interação Pessoa - Máquina. PARTE 2: 8a - Segmentação interactiva em aplicações biomédicas. 8b - Realidade aumentada: geração de animações virtuais de modelos 2D, por exemplo, animação de características da face. 8c - Compressão e vídeo Sistemas de multimédia: (i) a redução da redundância espacial da imagem e, (ii) redução de redundância temporal no vídeo.

Metodologia de avaliação

Teórica: peso de 25% (por exame, sem mínima no exame). Avaliação de dois trabalhos laboratoriais (peso 75%) Nota final: média das componentes (não arredondadas) teórica e laboratorial. Nota minima 9.5

Componente de Competências Transversais

Inovação no pensamento Crítico (por ex., resolução de problemas selecionados) Competências Interpessoais (por. ex. liderança em trabalho em equipa) Competências Intrapessoais (produtividade e gestão de tempo, espírito de iniciativa, motivação pessoal e tomada de decisão no desenvolvimento do trabalho)

Componente Laboratorial

Peso 75%. Os trabalhos são avaliados no turno de laboratório em que o grupo está inscrito.

Componente de Programação e Computação

No curso onde esta UC é oferecida estão asseguradas as componentes de Computação e Programação de acordo com o MEPP 2122. 

Princípios Éticos

Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.

Disciplinas Execução