Dissertação

Estabilidade de taludes na Linha Férrea da Beira Alta sob a ação da circulação ferroviária EVALUATED

O estudo apresentado refere-se à Modernização da Linha da Beira Alta, troço Mangualde-Guarda. A Linha da Beira Alta tem como objetivo a melhoria da ligação entre a Região de Aveiro e a fronteira com Espanha em Vilar Formoso. O troço em estudo desenvolve-se essencialmente sobre granitos porfiróides e apresenta taludes rochosos de escavação com alturas entre os 5 e os 30 m. Esta dissertação propõe a análise estática da estabilidade de taludes rochosos de escavação através de três tipos distintos de softwares e ainda a análise dinâmica dos mesmos taludes tendo em conta as vibrações induzidas pela passagem de composições ferroviárias. Das análises estáticas realizadas com recurso aos softwares DIPS, SWedge, RocPlane e aos softwares de análise de elementos finitos bidimensional e tridimensional, RS2 e RS3, conclui-se que os primeiros apresentam fatores de segurança muito reduzidos face aos das restantes análises uma vez que representam de forma muito simplificada os taludes em estudo. Já as análises tridimensionais de elementos finitos são as que apresentam fatores de segurança mais altos, portanto melhores resultados, pois a geometria dos taludes utilizada nestes softwares é muito aproximada à geometria real dos mesmos. Quanto às análises dinâmicas de elementos finitos realizadas através dos mesmos softwares, quando comparadas às análises estáticas verifica-se uma redução dos fatores de segurança de onde se conclui que a passagem de composições ferroviárias na linha em questão influencia os taludes que se encontram nas imediações da via férrea.
análise dinâmica, método dos elementos finitos, estabilidade de taludes, via férrea, comboios

junho 7, 2019, 10:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Gustavo André Paneiro

Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)

Colaborador Docente