Disciplina Curricular

Projeto de Instalações de Processamento de Minérios e Resíduos Sólidos PIPMRS

Mestrado Bolonha em Engenharia Geológica e de Minas - MEGM 2021

Contextos

Grupo: MEGM 2021 > 2º Ciclo > Área Principal > Obrigatórias

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Pré-requisitos

Conhecimentos de Química Geral, Física, Mineralogia, Petrologia, Balanços de Massa, Processamento de Minérios e de Resíduos Sólidos

Objectivos

Pretende-se que os alunos desenvolvam as seguintes competências: •Contextualizar problemas, conceber diagramas, definir estratégias e propor soluções para problemas que envolvam processos de cominuição, classificação e separação. •Resolver exercícios de balanços de massa, dimensionamento de equipamento e de modelação matemática •Conceber um plano experimental adequado e executar corretamente a experimentação. •Tratar dados de ensaios laboratoriais incluindo a estimação de parâmetros e validação estatística de modelos matemáticos •Relacionar e integrar os processos e as tecnologias num diagrama completo de processamento. •Utilizar modelos previamente validados na simulação de circuitos e dimensionamento de equipamento •Apresentar os resultados sob a forma escrita e oral. •Procurar informação e desenvolvimentos recentes relativos às matérias leccionadas.

Programa

1. Tarefas do projecto. 2. Recolha de informação e caracterização dos fluxos e materiais. Amostragem e técnicas para caracterização (análises granulométrica e densitária, ìndices de energia, índices de abrasão e abrasividade, análises cinéticas, velocidade de sedimentação). 3. Síntese de flowsheets (criação de alternativas plausíveis). Circuitos típicos de processamento. Seleção de equipamento de cominuição,classificação e concentração. Identificação das variáveis de projecto. 4. Análise de flowsheets de processamento (Escalonamento, simulação e balanços de massas em estado estacionário). 5. Dimensionamento de equipamento principal de processos de redução de calibre, classificação e separação.

Metodologia de avaliação

55% de avaliação contínua e 45% de avaliação não contínua

Componente de Competências Transversais

A UC permite o desenvolvimento de competências transversais nomeadamente: Em Pensamento Crítico na execução do trabalho laboratorial; Competências interpessoais: Trabalho em equipa; apresentações de resultados sob a forma escrita e oral. Competências intrapessoais: trabalho laboratorial Literacia da informação e dos media: Procurar informação e desenvolvimentos recentes relativos às matérias leccionadas A percentagem de avaliação associada a essas competências deverá ser da ordem dos 35%.

Componente Laboratorial

1) Ensaio cinético de moagem; 2) Ensaio cinético de flutuação

Componente de Programação e Computação

Tratar dados de ensaios laboratoriais incluindo a estimação de parâmetros e validação estatística de modelos matemáticos (5%)

Princípios Éticos

Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho de grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.

Disciplinas Execução

2023/2024 - 2º semestre

2022/2023 - 2º semestre

2021/2022 - 2º Semestre