Disciplina Curricular

Inovação e Estratégia em Recursos Minerais e Energéticos IERME

Mestrado Bolonha em Engenharia Geológica e de Minas - MEGM 2021

Contextos

Grupo: MEGM 2021 > 2º Ciclo > Área Principal > Obrigatórias

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Pré-requisitos

Não aplicável

Objectivos

Os alunos deverão compreender os desafios societais relacionados com a exploração, produção e consumo dos recursos da Terra, incluindo a energia.Os alunos deverão saber identificar quais as áreas estratégicas de desenvolvimento para a sustentabilidade nos domínios dos Recursos Minerais e Energéticos e os métodos e tecnologias emergentes nestes domínios.

Programa

Os Recursos Minerais: estratégias de desenvolvimento para a sustentabilidade (Os recursos minerais na transição energética; recursos e reservas de minerais estratégicos; desenho e economia circular. Aumento de produtividade em ambientes mais complexos: Digitalização; Real Time Mining; Deep Mining; Smart Mining; Automação; Métodos de data Science e IOT. Deep-sea mining) Recursos Minerais Energéticos (A geoenergia no contexto do mix energético mundial e na transição energética. Digitalização e Data Science. Produção inteligente de campos: Smart wells e smart fields) Estratégia e Inovação em Geotermia (Enhanced Geothermal Systems. Estimulação de sistemas geotérmicos. Conversão de energia geotérmica . Greener power plants. Desenvolvimento sustentável na exploração dos Recursos Minerais e Energéticos (Impactes ambientais da atividade mineira na qualidade do ar, água superficial, aquíferos; Utilização de energias renováveis na atividade mineira. Captura e armazenamento de carbono.

Metodologia de avaliação

100% de avaliação contínua

Componente de Competências Transversais

A UC permite o desenvolvimento de competências transversais em Pensamento Crítico, nomeadamente pensamento estratégico e abordagens à resolução de problemas, nas apresentações e debate; Competências interpessoais e intrapessoais (oral, organizacional e trabalho em equipa, autodisciplina, perseverança, auto-motivação); Literacia da informação e dos media (capacidade de localizar e aceder a informações, bem como para analisar e avaliar os conteúdos dos media); e ainda de cidadania global (ética e responsabilidade social e cívica na atividade de engenharia). A percentagem de avaliação associada a essas competências deverá ser da ordem dos 50%.

Componente Laboratorial

Não aplicável

Componente de Programação e Computação

Não aplicável

Princípios Éticos

Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho de grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.

Disciplinas Execução

2023/2024 - 1º semestre

2022/2023 - 1º semestre

2021/2022 - 1º Semestre