Disciplina Curricular

Organização Industrial OInd

Mestrado Bolonha em Engenharia e Gestão da Inovação e Empreendedorismo - MEGIE 2019

Contextos

Grupo: MEGIE 2019 > 2º Ciclo > Opções

Período:

Grupo: MEGIE 2019 > 2º Ciclo > Opções

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Pré-requisitos

A frequência prévia de Microeconomia é favorável, mas não necessária. São revistos os princípios microeconómicos básicos no início do curso.

Objectivos

O curso foca as estratégias empresariais em mercados imperfeitamente competitivos, isto é, em monopólios e em oligopólios. No que diz respeito aos oligopólios, a ênfase é colocada na interação estratégica e nos jogos. O curso cobre também o impacto das decisões empresariais sobre os consumidores e o papel dos reguladores. Ao concluir o curso o aluno deverá ser capaz de i) entender as decisões empresariais em mercados imperfeitamente competitivos e respetivo impacto social, ii) pensar de forma estratégica e iii) empregando raciocínio lógico, analisar com alguma formalidade o equilíbrio dos mercados, com recurso aos modelos adequados.

Programa

0. Apresentação do curso 1. Revisão de princípios microeconómicos 2. Jogos e estratégia 3. Definição de mercado relevante e medidas de concentração 4. Empresa dominante e concorrência monopolística 5. Oligopólio: concorrência em quantidades sem liderança; concorrência em preços sem liderança; concorrência em quantidades com liderança; concorrência em preços com liderança 6. Carteis, conluio e estabilidade dinâmica dos acordos 7. Poder de mercado 8. Entrada e saída: barreiras à entrada; predação; fusões; livre entrada e bem-estar social 9. Diferenciação do produto e estratégias de preços 10. Investigação e Desenvolvimento 11. Redes 12. Política de concorrência e Regulação.

Metodologia de avaliação

trabalho de aplicação sobre um dos tópicos da matéria (25%) + mini teste (25%) + exame (50%).

Componente de Competências Transversais

A UC permite o desenvolvimento de: competências transversais em Pensamento Crítico, nomeadamente pensamento estratégico e abordagens à resolução de problemas; Competências interpessoais e intrapessoais (de comunicação e de trabalho em equipa, entusiasmo e auto-motivação); Literacia da informação e dos media (capacidade de localizar e aceder a informação, bem como analisá-la de forma crítica e extrair o conteúdo relevante). A percentagem de avaliação associada a estas competências deverá ser da ordem dos 6%.

Componente Laboratorial

Não se aplica.

Componente de Programação e Computação

Não se aplica.

Princípios Éticos

Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.

Disciplinas Execução

2023/2024 - 1º semestre

2022/2023 - 1º semestre

2021/2022 - 1º Semestre

2020/2021 - 1º Semestre

2019/2020 - 1º Semestre