Dissertação

Optimization of Order Assignment to Couriers for On-demand Delivery EVALUATED

A economia on-demand tem moldado hábitos dos consumidores, que exigem entregas mais rápidas. As entregas instantâneas ganharam popularidade no transporte de refeições para áreas urbanas, e o espetro de produtos disponíveis para encomendar tem-se expandido. As plataformas que disponibilizam estes serviços dependem de estafetas crowdsourced, que usam veículos pessoais, originando frotas heterogéneas. Verifica-se uma intensa concorrência para reter consumidores e estafetas. Assim, é vital desenvolver modelos de otimização que integrem múltiplos tipos de veículos, capazes de produzir atribuições em tempo real para satisfazer expetativas de consumidores e estafetas. É desenvolvido um modelo de otimização para resolver o problema de atribuição com restrições de veículos, recorrendo aos algoritmos Jonker-Vogenant e Branch-and-Cut. O modelo matemático é inserido num framework dinâmico, que continuamente o resolve, enquanto controla chegadas de pedidos, turnos e atualiza posicionamentos. O modelo contempla o trânsito e limites de velocidade para diferentes tipos de veículos. Para além deste modelo, é investigada a implementação de políticas – política de atribuição e política de bicicletas – para melhorar o desempenho em diferentes métricas. Com base em instâncias reais, o modelo proposto considerando a política de atribuição alcança uma redução no tempo de entrega de, aproximadamente, 4,5% e um aumento de 9,6% na utilização equilibrada de estafetas em comparação com a atribuição real, melhorando a solução na perspetiva dos consumidores e estafetas. A política de bicicletas melhora a utilização equilibrada de estafetas em 4pp, à custa de um aumento de 0,3% no tempo de entrega em comparação com o modelo base.
on-demand, entregas instantâneas, atribuição de estafetas, problema de atribuição dinâmico, frotas heterogéneas, programação inteira mista

dezembro 5, 2022, 15:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Diana Rita Ramos Jorge

Investigadora CEG-IST

ORIENTADOR

Tânia Rodrigues Pereira Ramos

Departamento de Engenharia e Gestão (DEG)

Professor Associado