Dissertação

Locating Logistic Hubs The Case Study of Worten EVALUATED

Hoje em dia é crucial para uma empresa se diferenciar da concorrência. Para a Worten, a solução é oferecer um serviço capaz de entregar encomendas em online em todo o continente português dentro de um prazo de duas horas. Atualmente, isto já está a ser feito em algumas lojas da Worten, servindo apenas clientes que se encontram dentro de um raio de cobertura limitado. A fim de atingir toda a procura de Portugal Continental, é necessário implementar vários centros logísticos para servir os 278 municípios espalhados por Portugal com o objetivo de servir as encomendas online. Com a informação fornecida pela Worten, foi possível conceber vários cenários que poderiam satisfazer os requisitos da empresa. Com base na localização e custo operacional de cada encomenda; as coordenadas, procura e custo por metro quadrado de cada município; e outros fatores, tais como raio de cobertura, capacidade do hub e percentagem da procura coberta, foi possível alcançar resultados interessantes. A partir dos diferentes cenários, foi possível concluir que múltiplas alocações podem ser mais rentáveis do que uma única. Além disso, o raio de 25 km é o modelo mais realista, mas pode facilmente ser o mais caro devido à curta área de cobertura. Finalmente, com 5 hubs logísticos, e dependendo do raio de cobertura, é possível cobrir entre 51% e 88% das encomendas online. Para concluir, serão apresentados vários cenários neste projeto, fornecendo várias linhas de ação na implementação de hubs logísticos.
Logistic Hub, p-Hub Median, Single Allocation, Multiple Allocation, Location Problem

dezembro 5, 2022, 14:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Pedro Rafael Rodrigues

WORTEN

Licenciado em Engenharia

ORIENTADOR

Susana Isabel Carvalho Relvas

Departamento de Engenharia e Gestão (DEG)

Professor Associado