Dissertação

Relationship between marketing innovation and other innovation types: an empirical analysis of Portuguese firms EVALUATED

Inovações de marketing são uma fonte de vantagens competitivas para as empresas. No entanto, para se obterem essas vantagens, deve-se compreender qual a relação que estas possuem com os diferentes tipos de inovação (produto, processo e organizacional). Este trabalho aborda o conceito de inovação de marketing e tenta perceber a sua relação com os outros tipos de inovação. Através da revisão de literatura foi possível identificar que existe uma potencial relação complementar entre inovação de marketing, e os seus subtipos, e as inovações de produto, processo e organizacional. Desta forma, foram definidas hipóteses de investigação que foram verificadas através de um modelo de regressão logística logit e com recurso a dados relativos à inovação de empresas Portuguesas provenientes do Inquérito Comunitário à Inovação 2016 (CIS 2016), referentes ao período entre 2014 e 2016. Os resultados mostram que as inovações de marketing têm um efeito positivo em todos os outros tipos de inovações. Em relação aos subtipos de inovação de marketing, inovação de design de produto, inovação promocional, inovação de canais de distribuição e inovação de preços, foi verificado estes têm um efeito positivo tanto em inovações tecnológicas como em inovações organizacionais.
Inovação de marketing, inovação não tecnológica, inovação tecnológica, CIS

janeiro 28, 2021, 10:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Miguel Simões Torres Preto

Departamento de Engenharia e Gestão (DEG)

Professor Associado