Dissertação

Value co-creation and innovation: the case of Portuguese firms EVALUATED

O objetivo desta investigação é estudar a cocriação de valor como um determinante para a inovação, no desenvolvimento e introdução de produtos/serviços inovadores no mercado, aplicado nas empresas portuguesas. Pretende-se também perceber quais os procedimentos de cocriação mais significantes, bem como a propensão das empresas em obter vantagem competitiva, ao adotarem procedimentos de cocriação dentro do seu processo de inovação. As empresas evoluíram para modelos não lineares de inovação, contudo a gestão de informação continuou centrada na empresa, incapacitando a recolha adequada das necessidades dos clientes. A cocriação soluciona tal problema ao ter uma gestão da informação centrada no cliente. Sendo descendente da inovação aberta, tem uma estratégia orientada pela empresa. Além disso, a cocriação inclui a inovação pelo utilizador como um dos seus procedimentos para cocriar, sendo assim a perspetiva mais holística em termos de criação de valor com o cliente, abrangendo todos os tipos de utilizadores. A investigação empírica foi conduzida com dados secundários do Community Innovation Survey (CIS), edição portuguesa de 2016. O CIS é realizado a cada dois anos desde 1992, maioritariamente em países da União Europeia, providenciando informações sobre tópicos de inovação por tipo de setor, através da recolha de respostas das empresas. Para testar os dados, de acordo com as hipóteses de investigação, foram criados cinco modelos logit. Entre resultados esperados e inesperados relativamente à revisão da literatura, a cocriação revela-se como um determinante para a inovação que, consequentemente, abre caminhos para alavancar vantagens competitivas, pela sua aplicação no processo de inovação das empresas.
Inovação, Inovação aberta, Cocriação, CIS

janeiro 28, 2021, 15:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Miguel Simões Torres Preto

Departamento de Engenharia e Gestão (DEG)

Professor Associado