Dissertação

Modelling uncertainty in the technologies’ conversion efficiency for the design and planning of biomass supply chains EVALUATED

A bioenergia tem mostrado um tremendo potencial como substituto aos combustíveis fósseis e ajudado a atingir os objetivos ambientais da União Europeia. Contudo, para ser sustentável, precisa de ser viável economicamente. Então, uma cadeia de abastecimento bem projetada é necessária. Na literatura, a maioria assume que as tecnologias usadas para converter biomassa em bioenergia são estáveis e imediatamente produtivas após a instalação. No entanto, têm uma incerteza associada, pois ainda não atingiram um estado de maturidade. É importante que esta incerteza seja considerada no processo de planeamento das cadeias de abastecimento da biomassa para que o problema seja mais realístico e os resultados mais fiáveis. A teoria das curvas de aprendizagem é usada para representar a evolução das tecnologias no tempo devido a ganhos de experiência e para representar a incerteza na eficiência de conversão associada a esta evolução. Esta usa a produção acumulada como medida de experiência e depois calcula o seu impacto nos custos. Para testar e avaliar os efeitos deste método, é incorporada num modelo de otimização estocástico linear que apoia decisões sobre instalação de biorrefinarias, processos tecnológicos, locais de recolha de biomassa, transporte, fluxos de biomassa e biocombustíveis, enquanto minimiza os custos. A aplicação deste modelo ao contexto Português sugere que considerar a incerteza na evolução da eficiência de conversão reduz os custos totais de produção desta cadeia, apesar de aumentar os totais. Este é um modelo que representa melhor a realidade e torna a cadeia de abastecimento da biomassa mais flexível a qualquer cenário.
Cadeia de Abastecimento da Biomassa, Otimização, Incerteza da Tecnologia, Curvas de Aprendizagem

janeiro 19, 2021, 12:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Susana Isabel Carvalho Relvas

Departamento de Engenharia e Gestão (DEG)

Professor Associado