Dissertação

Container and Berth Allocation, and Yard Crane Deployment at the Liscont’s Container Terminal EVALUATED

Num mundo em que a economia está constantemente a crescer, tal como a procura nos mercados globais, os navios são uma das melhores soluções para transportar grandes quantidade de mercadorias para médias e longas distâncias com um custo eficiente. No entanto, este tipo de transportes cria uma grande pressão nos terminais marítimos, causada pela capacidade crescente dos navios e consequente aumento das exigências operacionais para os carregar e descarregar. O caso em estudo é o do terminal de contentores de Alcântara que pertence à Liscont. Neste estudo analisam-se diferentes abordagens existentes na literatura para resolver problemas associados a terminais de contentores, tais como: a alocação dos contentores a zonas de parqueamento em terminais; a distribuição de tarefas pelos recursos utilizados para movimentar os contentores; e a atribuição eficiente do local onde o navio irá atracar. Os métodos apresentados recorrem à programação inteira mista, com vista à obtenção de soluções eficientes para os problemas antes referidos. Três algoritmos são apresentados, dos quais, dois são implementados em GAMS. O terceiro algoritmo serve para reagir à imprevisibilidade da chegada dos contentores ao terminal. No fim é possível verificar uma melhoria substancial nos resultados, face aos dados históricos fornecidos pelo Terminal o que comprova a eficiência dos métodos usados.
Terminal de contentores, Alocação de Contentores, Distribuição de tarefas de recursos, Alocação de navios, Programação Inteira Mista

Novembro 20, 2018, 14:0

Documentos da dissertação ainda não disponíveis publicamente

Orientação

ORIENTADOR

João Carlos Da Cruz Lourenço

Departamento de Engenharia e Gestão (DEG)

Professor Auxiliar