Dissertação

Technology Acceptance in Education. The teacher-related barriers to the acceptance of the interactive whiteboards in Portuguese public schools EVALUATED

A tecnologia está hoje presente em tudo o que fazemos. É uma poderosa ferramenta no trabalho, no lazer, na comunicação, no ensino... É uma ferramenta cada vez mais indispensável para muitos profissionais e os professores não são exceção. Tanto professores como alunos beneficiam da sua utilização na sala de aula e avultados investimentos têm sido feitos nesse sentido. Contudo, para se alcançarem os benefícios esperados, há um fator fundamental que é, muitas vezes, ignorado - os professores. Entender os fatores determinantes da aceitação de tecnologia por professores portugueses é o objetivo maior deste trabalho. Propõem-se uma extensão ao Modelo de Aceitação de Tecnologia (TAM), que integra as variáveis -influência dos alunos, satisfação profissional, apoio técnico, formação e idade - para entender os fatores que determinam a intenção de uso do quadro interativo. O modelo proposto foi testado com dados recolhidos por resposta a um questionário. A análise empírica recorreu à modelação de equações estruturais, testando a validade tanto do modelo de medição quanto do estrutural. Os resultados confirmam a influência da satisfação profissional, da facilidade percebida de uso, da utilidade percebida, da influência dos alunos e da formação na intenção de uso do quadro interativo, sendo que a utilidade percebida demonstrou estatisticamente uma maior influência. É também sugerido pelos resultados obtidos que a facilidade percebida de uso tenha uma importância maior para os professores mais velhos. Depois de na análise serem propostos dois novos caminhos, o modelo explica 85% da variância na intenção de uso do quadro interativo.
Aceitação de tecnologia, Intenção de uso, Modelação de Equações Estruturais, Quadro interativo, Professores portugueses, Tecnologia na educação.

Novembro 5, 2018, 16:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Carlos Manuel Pinho Lucas de Freitas

Departamento de Engenharia e Gestão (DEG)

Prof Auxiliar Convidado