Dissertação

Implementação de Lean Service em operações bancárias - Um estudo de caso EVALUATED

Nos últimos anos, o setor financeiro, e a banca em particular, têm vivido sob um enquadramento muito adverso, que teve profundos efeitos na economia da atividade bancária. Paralelamente, e em consequência, a regulação neste setor aumentou consideravelmente. Este cenário, impõe uma resposta sistemática, em várias frentes, para compensar, ao nível da eficiência dos processos e da eficácia, o quadro adverso em que as instituições financeiras vão continuar a operar no futuro próximo. A presente dissertação desenvolve-se na Sociedade A, Gestora de Fundos de Pensões, e, alinhada com os objetivos do Grupo A, procura o aumento de eficiência e satisfação dos Colaboradores e Clientes. Com um diagnóstico completo das equipas da Sociedade A, identificaram-se várias oportunidades de melhoria na gestão de equipas e na eficiência. Com apoio da metodologia Lean e de um leque de ferramentas, implementaram-se soluções que permitiram obter resultados positivos e uma mudança cultural na organização. Os resultados obtidos, comprovam que a metodologia Lean pode ser utilizada, com sucesso, na procura de eficiência e da melhoria contínua quando aplicada no setor dos serviços. No entanto, e em último lugar, destaca-se a importância de uma estrutura organizacional e hierárquica alinhada com o objetivo da excelência operacional, e que participe empenhadamente de maneira a mudar atitudes e comportamentos, e a garantir a sustentabilidade.
Indústria Bancária, Lean Service, Sistema de Gestão Lean, Eficiência nos Serviços

Novembro 7, 2017, 14:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Amílcar José Martins Arantes

Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)

Professor Auxiliar