Dissertação

Responsabilidade Social nas PME´s: Vantagem Competitiva? EVALUATED

O objetivo principal desta pesquisa é verificar se as políticas de Responsabilidade Social são vistas como instrumentos, a fim de alcançar uma vantagem competitiva para as pequenas e médias empresas (PME). Investigou-se igualmente quais as práticas que existem nas PME portuguesas que poderiam estar relacionadas com o conceito de responsabilidade social corporativa (RSC), e se a implementação dessas práticas é intencional e explícita, ou não, bem como a sua frequência. Relacionado com este objetivo principal, um conjunto de questões secundárias foram feitas. Em primeiro lugar, avaliar se o fato de serem PMEs prevê alguma flexibilidade, constituindo um fator facilitador para a implementação de práticas de Responsabilidade Social (RS), ou se, por outro lado, o nível de recursos restringe o seu desenvolvimento. Em segundo lugar, compreender o tipo de vantagens que derivam da implementação da RS. Em terceiro lugar, pretende-se perceber quais são as motivações dos proprietários-gestores para implementar estas práticas. Finalmente, entender como as PME comunicam estas iniciativas, interna e externamente, bem como o nível de formalização adotado.
Responsabilidade social, vantagem competitiva, PMEs, estratégia

Novembro 19, 2015, 17:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Ana Sofia Mascarenhas Proença Parente da Costa

Departamento de Engenharia e Gestão (DEG)

Prof Auxiliar Convidado