Dissertação

A construção de uma academia formativa: O caso de estudo Hovione EVALUATED

Além de ser o único recurso que não pode ser copiado porque as suas competências são únicas, o capital humano também serve como facilitador em assegurar a qualidade e conformidade dos produtos. Dada a importância deste ativo, o investimento no conhecimento e nas competências das pessoas através da formação têm-se evidenciado nas organizações. Para além de fomentar a aprendizagem contínua, a formação profissional possibilita a obtenção das qualificações legalmente impostas, a flexibilização no escalonamento dos recursos humanos e a diminuição de defeitos e acidentes na produção, o que minimiza os tempos e custos da operação. Embora a Hovione tenha em vigor um sistema de formação, verifica-se uma falta de padronização da intensidade formativa, uma desatualização do LMS e uma excessiva utilização de recursos (tempo, cursos, formadores). Para ultrapassar estes problemas, esta dissertação propõe um modelo de boas práticas para a conceção e estabelecimento de uma academia formativa, desenvolvido com base numa revisão bibliográfica e assente nas fases seguintes: 1) identificação de competências; 2) arquitetura de cursos e currículos; 3) construção das matrizes de competências. Ao implementar este modelo, a complexidade do sistema de formação existente na Hovione foi reduzida, tendo sido possível definir um percurso de aprendizagem para qualificar operadores de produção, o que contribuiu para reduzir o tempo necessário para se tornarem aptos a exercer o seu trabalho. Adicionalmente, propuseram-se e validaram-se planos de monitorização e avaliação, que medem respetivamente, o contributo da formação na performance organizacional e da construção do modelo na simplificação do funcionamento do sistema formativo.
Formação profissional, qualidade, indústria farmacêutica, capital humano, aprendizagem contínua, academia formativa

outubro 19, 2022, 14:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Bruna Alexandra Elias Mota

Departamento de Engenharia e Gestão (DEG)

Professor Auxiliar

ORIENTADOR

Pedro Alexandre Marques

Universidade Lusófona/Hovione