Dissertação

Evaluating the Market for Electric Vehicles (EV) Using the Technology Acceptance Model (TAM) EVALUATED

Um veículo elétrico (EV) é um veículo que utiliza um ou mais motores eléctricos como forma de propulsão. Este tipo de veículo tem o potencial de reduzir substancialmente a poluição nas cidades, ao ter emissões 0, de gases de escape. Como consquência das diferenças entre os EV e os veículos movidos a combustíveis fósseis, este mercado tem aumentado, provocando o aparecimento de novos produtos e de novas atitutdes, junto dos potenciais consumidores. O objectivo desta dissertaação é o de avaliar como o mercado dos EV está a ser sustentado pelos comportamentos dos consumidores, que vão ser testados, tendo em conta a Technology Acceptance Model (TAM), como ferramenta. Foi criado um questionário com 695 respostas válidas, explicado nesta dissertação. As principais conclusões extraídas permitiram confirmar quais são os factores que tiveram uma maior influência entre os utilizadores dos EV, tais como a atitude e a utilidade, ao mesmo tempo que se avaliou o estado actual da tecnologia bem como foram feitas sugestões e julgamentos referentes ao futuro deste tópico.
veículo elétrico (EV), veículos autónomos, atitudes, comportamentos dos consumidores, technology acceptance model (TAM), utilidade

Novembro 20, 2019, 11:0

Documentos da dissertação ainda não disponíveis publicamente

Orientação

ORIENTADOR

Maria da Conceição Esperança Amado

Departamento de Matemática (DM)

Professor Auxiliar

ORIENTADOR

Miguel Leitão Bignolas Mira da Silva

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Associado