Dissertação

Otimização de Rotas de Distribuição: O caso da PME Nicolau & Rosa EVALUATED

Com a globalização da economia e com o aumento significativo da pressão competitiva nos mercados, as empresas foram forçadas a melhorar a eficiência das suas operações, caso quisessem fazer perdurar os seus negócios. Tornou-se, assim, imprescindível analisarem toda a sua cadeia de abastecimento e investigarem alternativas que pudessem levar a reduções de custos e a melhorar o nível de serviço fornecido aos clientes. Com clientes cada vez mais exigentes que necessitam de ter o produto certo, no momento certo e no lugar certo, o transporte tornou-se uma das atividades mais importantes numa cadeia de abastecimento e, devido a essa relevância, a otimização dos transportes tem sido uma das áreas que tem despertado maior interesse. Foi neste contexto que surgiu este trabalho na Nicolau & Rosa, empresa grossista de materiais técnicos para construção civil. Esta dissertação pretende estudar como pode a empresa beneficiar da utilização de um algoritmo que defina as rotas ótimas para a sua operação diária de distribuição, considerando a minimização da distância percorrida pelos seus veículos. Este caso de estudo pode ser modelado como um Multi-Compartment Vehicle Routing Problem (MCVRP) e o modelo matemático que se desenvolveu foi posteriormente implementado no sistema de modelação para programação e otimização matemática GAMS. Os resultados obtidos sugerem que o modelo implementado permite à empresa obter rotas que minimizam as distâncias percorridas, diminuem o número de rotas totais e aumentam a percentagem de ocupação dos veículos.
Cadeia de Abastecimento, Multi-Compartment Vehicle Routing Problem, Transporte, Vehicle Routing Problem, Otimização.

Novembro 27, 2017, 11:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Tânia Rodrigues Pereira Ramos

Departamento de Engenharia e Gestão (DEG)

Professor Auxiliar