Dissertação

Modelos de internacionalização e a adaptação da estratégia de entrada - Caso de estudo da marca H3 EVALUATED

Nos últimos anos, a crescente globalização e competitividade tem levado as empresas a se internacionalizarem para, deste modo, conseguirem sobreviver e prosperar. Esta crescente preocupação tem trazido o desafio da internacionalização para a estratégia da maioria das empresas. As questões suscitadas sobre o comportamento das empresas, no momento de entrar num mercado estrangeiro, e a estratégia de entrada, são de extrema importância e, por este motivo, achou-se pertinente perceber de que forma poderiam ser explicadas. Com este fim, optou-se por uma metodologia de caso de estudo, com a marca H3. Esta marca, pelas suas características e ritmo de crescimento desejado, necessitava de desenvolver o seu processo de internacionalização. Analisando os vários modelos de internacionalização e modos de entrada foi possível, através da apresentação das características e do negócio da marca, perceber a sua aplicabilidade na explicação do comportamento internacional da marca H3. A análise foi realizada tendo em consideração os determinantes utilizados na explicação dos diferentes modelos e a marca. Assim, foi proposto um modelo de internacionalização que explicasse o comportamento internacional da marca H3. Este modelo combina diferentes modelos de internacionalização revistos na literatura, adequando-se às características particulares de uma empresa de serviços. Este modelo pretende guiar a empresa ao longo das várias etapas do seu processo de internacionalização. A adaptação da estratégia de entrada foi considerada tendo em conta as necessidades da marca e os seus objetivos a nível internacional, sendo assim possível recomendar um modo de entrada que permitisse à empresa atingir os seus objetivos de crescimento.
Internacionalização, Modelos de Internacionalização, Modos de Entrada, Mercados Internacionais, Franchising, H3.

Novembro 10, 2016, 16:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Ana Sofia Mascarenhas Proença Parente da Costa

Departamento de Engenharia e Gestão (DEG)

Prof Auxiliar Convidado