Dissertação

Responsabilidade social empresarial, dimensão e estrutura de mercado EVALUATED

Esta dissertação pretende aferir se a estrutura de mercado e a dimensão organizacional são determinantes para a performance social. A análise estatística contou com uma amostra de 118 organizações, proveniente da base de dados da CSRHub, e mostra que as organizações em concorrência monopolística apresentam melhor performance de RSE, seguidas das organizações em oligopólios e, por fim, dos monopólios, confirmando resultados anteriores da literatura. Isto implica que as organizações inseridas em mercados mais competitivos, menos concentrados e que têm menor quota de mercado apresentam tendência para ter melhores performances em RSE e vice-versa. Foi demonstrado que a dimensão organizacional (medida através do número de empregados e da receita das organizações) apresenta uma correlação positiva e moderada com a performance em RSE e que o número de empregados apresenta uma correlação positiva e fraca com a dimensão Empregados. O modelo de regressão linear estimado indica que o número de empregados tem um impacto positivo na performance em RSE, enquanto que os oligopólios e os monopólios têm um efeito negativo e que a variável receita é uma mau estimador do índice de RSE.
Responsabilidade social empresarial, Estrutura de Mercado, Concorrência, Dimensão organizacional, Empregados, Receita

novembro 5, 2015, 14:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Ana Sofia Mascarenhas Proença Parente da Costa

Departamento de Engenharia e Gestão (DEG)

Prof Auxiliar Convidado

ORIENTADOR

Maria Margarida Martelo Catalão Lopes de Oliveira Pires Pina

Departamento de Engenharia e Gestão (DEG)

Professor Auxiliar