Dissertação

Análise de Desempenho em Terminais de Contentores Portuários EVALUATED

O transporte marítimo apresenta uma enorme importância para a economia moderna global, logo uma abordagem de avaliação da eficiência no fluxo de carga deve ser estudada e introduzida, começando nos portos. Este documento serve como apoio a uma análise de benchmarking de eficiência e desempenho de 54 portos de terminais de contentores, distribuídos por 23 países da Europa para o ano de 2013. A eficiência de um porto é um elemento crítico para a sua competitividade no mercado internacional. Entre outros métodos, o Data Envelopment Analysis (DEA) foi o selecionado. A abordagem utilizada conta com quatro inputs (total de pórticos de cais, área do terminal, comprimento do cais e os custos operacionais) e um output (movimentação de contentores em TEUs). O resultado final avalia três portos considerados eficientes no modelo DEACCR e catorze na DEABCC. A dimensão e os rendimentos de escala dos portos, a identificação dos portos de referência e a avaliação das folgas das variáveis são detalhadamente analisados. Por fim, conclui-se que a eficiência de um porto está, normalmente, relacionada com as regiões da Europa Ocidental e Europa Meridional e com o facto de um porto se focar apenas na movimentação de contentores.
Data Envelopment Analysis (DEA), Europa, Portos, Benchmarking, Eficiência

Novembro 26, 2015, 13:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Rui Domingos Ribeiro da Cunha Marques

Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)

Professor Catedrático

ORIENTADOR

Maria Isabel Craveiro Pedro

Departamento de Engenharia e Gestão (DEG)

Professor Auxiliar