Dissertação

Simulação de uma cadeia de transporte marítima porta-a-porta entre os portos de Leixões e de Luanda EVALUATED

Atualmente, não existe um serviço de transporte porta-a-porta entre Portugal e Angola sendo que, em todos os serviços oferecidos, os navios fazem várias escalas antes de chegarem ao destino. No entanto, e dada a importância das trocas comercias realizadas entre Portugal e Angola, torna-se pertinente avaliar a viabilidade de um serviço porta-a-porta entre estes dois países. Para isso foi realizado um enquadramento macroeconómico dos dois países, de forma a justificar a importância desta dissertação, seguindo-se uma revisão de literatura onde são apresentados conceitos relevantes de logística e simulação, terminando com a análise de estudos semelhantes ao deste trabalho. Por último, foi desenvolvido um modelo de simulação, no SIMUL8, capaz de avaliar quais os fatores necessários para que se consiga obter um serviço de transporte regular e eficaz entre os dois portos. Foram efetuadas quatro experiências, variando o número de navios a considerar, a sua velocidade e a periodicidade do transporte. Concluiu-se que para se obter um serviço regular o mesmo terá de ser assegurado por dois navios, com periodicidade quinzenal, e capacidade para 2000 TEU. Por fim concluiu-se também que, embora se consiga um transporte regular e eficaz, a taxa de ocupação do navio na viagem entre Luanda e Leixões poderá pôr em causa a viabilidade do serviço.
Logística, Simulação de eventos discretos, SIMUL8, Transporte regular, Transporte porta-a-porta

Novembro 14, 2014, 14:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Amílcar José Martins Arantes

Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)

Professor Auxiliar