Dissertação

Análise das principais decisões a nível estratégico inerentes à Gestão do Bloco Operatório em matéria de planeamento - O caso da José de Mello Saúde Hospital Cuf Descobertas EVALUATED

Vivemos uma época de recessão económica, com alterações sociais e vincada pelo envelhecimento da população. Em Portugal assistimos a uma inversão da pirâmide demográfica o que veio destabilizar o equilíbrio do sector uma vez que não só uma população mais envelhecida requer maiores cuidados de saúde como uma menor população activa diminui as receitas fiscais do estado. Estes factores forçam, necessariamente, o Estado a cortar na despesa, nomeadamente na Saúde, sendo que uma das medidas necessárias é a redução da comparticipação no seguro de saúde dos funcionários públicos que representam uma significativa parcela das receitas das organizações privadas. O objectivo dos agentes do sector passa por oferecer os melhores cuidados de saúde com a maior eficácia e rapidez ao menor custo. Actualmente para obter um bom desempenho neste sistema é importante e necessário planear a racional utilização dos recursos, nomeadamente a nível estratégico. Neste contexto surge o desafio de, numa primeira fase, avaliar a eficiência de uma das unidades críticas de uma unidade de saúde, como é o caso do bloco operatório (BO), baseado num caso de estudo aplicado ao Hospital Cuf Descobertas (HCD). Numa segunda fase, face aos resultados é realizada uma análise crítica a decisões a nível estratégico como a escolha do modelo de agendamento, modelo de previsão de procura e perfil de atribuição de tipo de bloco a cirurgiões com o intuito de melhor a performance do BO. Nesse sentido, foi analisado a nível estatístico a actividade do bloco operatório, com principal foco na actividade dos cirurgiões.
bloco operatório (BO), eficiência, estratégia de agendamento, modelos de previsão

Novembro 26, 2014, 11:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Tânia Rute Xavier de Matos Pinto Varela

Departamento de Engenharia e Gestão (DEG)

Professor Auxiliar