Dissertação

Innovation, Technology and Services: Marketing, Art and Culture EVALUATED

Um dos objetivos da pesquisa de marketing é estudar o comportamento do cliente para perceber o seu grau de satisfação. Quando se trata de um serviço é importante conhecer as atitudes, os interesses e preferencias dos clientes para melhorá-lo e garantir a futura satisfação de novas audiências. Este estudo focaliza-se em fatores de comportamento dos visitantes dos museus, mais concretamente a sua satisfação com a tecnologia. Como atualmente a tecnologia tem ocupado uma parte importante das vidas das pessoas, é perfeitamente compreensível que as instituições culturais, como os museus, queiram conhecer as preferências e as suas opiniões dos seus clientes sobre a tecnologia. Por este motivo, estudou-se a perspectiva de marketing de serviços, considerada na preparação de uma entrevista dirigida a dois museus distinguidos de Lisboa, assim como na elaboração de dois questionários, um dirigido aos museus e o outro dirigido aos potenciais visitantes (clientes). Os resultados empíricos não mostram uma relação clara entre o comportamento atual dos jovens da amostra e outros fatores como a sua atitude relativamente a Apps, redes sociais ou tecnologias interativas. Ainda assim, este estudo mostra que as opiniões e preferências dos visitantes e as dos museus em relação à tecnologia são similares, o que poderá aumentar a atração dos museus para este segmento do mercado, importante para aquelas instituições culturais.
museus, tecnologia, comunicação, marketing de serviços, atitude, comportamento.

Novembro 3, 2014, 11:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Carlos Manuel Pinho Lucas de Freitas

Departamento de Engenharia e Gestão (DEG)

Professor Auxiliar