Dissertação

Melhoria dos serviços farmacêuticos em unidades hospitalares através da metodologia Kaisen Lean - Kaisen Institute EVALUATED

Devido à pressão competitiva que as empresas são alvo é cada vez mais urgente tomar medidas de melhoria através de uma maior rentabilização de recursos que permita aumentar a capacidade produtiva. Com este objetivo, cada vez mais têm sido aplicados sistemas Kaizen Lean com o intuito de mapear a cadeia de valor de uma empresa e através de técnicas de melhoria contínua e com isso eliminar atividades que não acrescentam valor para o cliente (Bessant et al. (2001)). Esta Dissertação apresenta um problema de ineficiência nas Farmácias das unidades hospitalares pertencentes à Empresa XPTO, líder em Portugal no setor da prestação de cuidados médicos. O problema raiz é transversal às várias unidades e passa pela definição não otimizada de processos dentro da Farmácia. Aliado a este problema, encontram-se problemas específicos no desenho de layouts, que não estão conforme com as necessidades de picking. Existe ainda uma ineficiente gestão de stocks, uma vez que é realizada de forma empírica. Suportado pelo estudo de exemplos retirados da Revisão Bibliográfica, nesta Dissertação foi desenhada uma solução que passa pela recolha e análise de dados que permitem identificar as oportunidades de melhoria do estado inicial dos vários processos desenvolvidos. Com base nesta abordagem foi definido um conjunto de alternativas a implementar num período de cinco meses em seis Farmácias. Os principais resultados obtidos no primeiro mês após a implementação das melhorias (Fevereiro/14) foram uma redução de 11% do valor de stock e uma média de 0,29 Ruturas por mês (valores incluem as seis Farmácias).
: Farmácia, Gemba, Kaizen Institute, Lean, Muda, Total Flow Management

Junho 27, 2014, 9:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Ana Isabel Cerqueira de Sousa Gouveia Carvalho

Departamento de Engenharia e Gestão (DEG)

Prof Auxiliar Convidado