Dissertação

Aplicação das metodologias LEAN numa MRO (Maintenance Repair and Overhaul) EVALUATED

Dado o ambiente competitivo e a competição elevada da manutenção aeronáutica torna-se fundamental a implementação de métodos de melhoria contínua em todas as áreas da organização. Este é contexto onde se insere a TAP Manutenção e Engenharia (TAP-ME), empresa onde se desenvolveu a presente tese. Com o objectivo de tornar cada vez mais competitiva a organização, foi criado o gabinete de melhoria contínua, cuja principal função será de analisar os diversos processos das restantes áreas da empresa, por forma a conseguir melhorar os seus resultados. Após leitura de diversa documentação, livros e revistas da especialidade, documentos internos, internet, etc. chegou-se à conclusão que a metodologia Lean era a que melhor se aplicava à manutenção aeronáutica. Fruto de ter praticamente ocorrido um AOG (aircraft on ground) por falta de existência em armazém de uma roda de avião, decidiu-se analisar com detalhe a manutenção oficinal deste componente. São objecto de estudo neste trabalho as diversas análises efetuadas num contexto de metodologia Lean aplicada ao equipamento identificado como crítico. Como resultado final concluiu-se que existia espaço de manobra para melhorar o TAT (turn around time) oficinal, diminuir os stocks intermédios e aumentar a produtividade fruto de uma melhor gestão visual e melhoramentos nos processos. Com base neste resultado desenvolveu-se a solução considerada para melhoramento do processo de manutenção e analisaram-se os resultados obtidos após 8 meses de implementação da solução em causa.
Manutenção Aeronáutica, Metodologia Lean, Melhoria de Desempenho

Março 18, 2014, 10:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Ana Paula Ferreira Dias Barbosa Póvoa

Departamento de Engenharia e Gestão (DEG)

Professor Catedrático