Dissertação

Metodologia de avaliação do potencial de criação de valor em inovação de um novo produto - Aplicação à Brisa Inovação e Tecnologia EVALUATED

A inovação é uma ferramenta vital para o crescimento, potenciando a criação de valor e tornando-se numa vantagem competitiva. No entanto, porque a rendibilidade que as empresas obtêm de um produto inovador não é apenas tangível como também intangível, torna-se desafiante para os gestores de empresas avaliar o impacto real da inovação. O objectivo deste trabalho de investigação é propor uma metodologia para avaliar o potencial de criação de valor em inovação de um novo produto, que tenha em conta os benefícios intangíveis para accionistas e stakeholders da empresa. A metodologia proposta combina um método multicritério de apoio à decisão para definir os benefícios intangíveis resultantes do novo produto e a adaptação do modelo de avaliação de capital intelectual de Tai e Chen (2009), que tem por base a computação de variáveis linguísticas, para medir a criação de valor em inovação através de julgamentos de valor dos stakeholders da empresa. Para avaliar os benefícios tangíveis do projecto, sugere-se a regra do Valor Actual Líquido e técnicas adicionais de avaliação de projectos de investimento. Esta metodologia foi aplicada ao produto EToll da empresa Brisa Inovação e Tecnologia, S.A.. Concluiu-se que os benefícios que mais contribuíram para a criação de valor em inovação do EToll foram o desenvolvimento e empreendedorismo das empresas nacionais, uma melhor colaboração com fornecedores e a obtenção de um produto tecnologicamente inovador. O EToll permitiu ainda uma redução significativa de custos operacionais na empresa. O VAL do projecto é positivo.
Inovação, Criação de Valor, Benefícios Intangíveis, Stakeholders, Análise Multicritério, Variáveis Linguísticas

Novembro 25, 2013, 10:0

Documentos da dissertação ainda não disponíveis publicamente

Orientação

ORIENTADOR

Maria Isabel Craveiro Pedro

Departamento de Engenharia e Gestão (DEG)

Professor Auxiliar