Dissertação

Melhoria de processos de uma empresa prestadora de serviços através da metodologia Kaizen Lean - kaizen Institute EVALUATED

Paralelamente ao aumento da globalização e abrandamento da economia, nos países denominados desenvolvidos, cresce a competitividade de mercado e a necessidade das organizações reduzirem os seus custos operacionais, melhorar a qualidade dos produtos e serviços prestados, bem como melhorar o seu nível de serviço. (Chen, Li, & Shady, 2010; IMF, 2013) O Kaizen Institute, responsável pela aplicação da metodologia Kaizen Lean em diversos sectores da indústria e da prestação de serviços, torna-se um valioso trunfo para combater estas vicissitudes. A Tese de Dissertação desenvolvida, prende-se com a aplicação desta metodologia numa empresa prestadora de serviços, que por motivos de confidencialidade será denominada “Empresa X”. A área de negócio da empresa em causa foca-se no retalho de produtos de entretenimento e apresenta uma necessidade drástica de mudança da sua estrutura operacional, de forma a melhorar a sua eficiência e eficácia perante o cliente. Serve a presente Dissertação, em primeira instância, para suportar a implementação da metodologia Kaizen Lean na Empresa X, a partir de uma revisão do estado da arte, e em segunda instância, permite observar a forma de implementar a metodologia na organização em estudo. Será então demonstrada a forma de mapear a situação actual da empresa, a partir de uma recolha exaustiva de dados da Empresa X, e serão apresentadas algumas propostas de melhoria, obtidas a partir do estudo dos dados recolhidos.
Lean, Kaizen (Melhoria contínua), Serviços

Dezembro 3, 2013, 10:0

Documentos da dissertação ainda não disponíveis publicamente

Orientação

ORIENTADOR

Ana Isabel Cerqueira de Sousa Gouveia Carvalho

Departamento de Engenharia e Gestão (DEG)

Prof Auxiliar Convidado