Dissertação

Explaining adoption and market success of "green products" A Conjoint Analysis Experiment on German Students preferences on eco-labels EVALUATED

O objetivo deste estudo é avaliar a importância relativa que os estudantes alemães atribuem a alguns "eco-labels" dos alimentos escolhidos, ou seja, Dolphin Safe, Organic, Fair Trade e Marine Stewardship Council (MSC). Os eco-labels são vistos como instrumento necessário para discriminar o que é um produto verde do que não é. Na verdade, apesar de uma quantidade significativa de atenção da pesquisa passada nos produtos "verdes", esse tema revela ainda alguma falta em conhecimento científico, em particular a atitude dos alunos para os produtos "verdes". O comportamento dos alunos de compra é estudado através de uma pesquisa com base na Web, em uma amostra de 213 entrevistados recrutados na região de Hamburgo. Uma realistica estrutura multi-atributo é adotada através de um experimento de análise conjunta, em que os entrevistados são forçados a escolhas semelhantes às situações de mercado na realidade. Os resultados sugerem que os alunos atribuem uma grande importância aos "eco-labels", mais do que para outros atributos relacionados com a qualidade do produto. Em produtos de café, eles avaliam mais o Fair Trade labels do label "Organic", nos produtos do atum, o label MSC mais do que o Dolphin Safe, mas todos esses labels tem uma importância considerável. A segmentação demográfica revela diferenças sexuais inesperadas e a importancia da "experiência". Estes resultados são consistentes com a literatura existente e introduzem pesquisas futuras através de percepções específicas. O fato de que a Alemanha é pioneira em políticas de produtos verdes e a difusão aumentam a relevância internacional do estudo.
Alemanha, Eco-label, Cafè, Atum, Conjoint Analysis, Estudantes

Novembro 29, 2012, 11:30

Publicação

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Orientação

ORIENTADOR

Manuel Guilherme Caras Altas Duarte Pinheiro

Departamento de Engenharia Civil e Arquitectura (DECivil)

Professor Auxiliar