Dissertação

Intenções e Comportamento  Empreendedores entre alunos Universitários O caso do Instituto Superior Técnico EVALUATED

Este estudo, desenvolvido no âmbito da Dissertação em Engenharia e Gestão Industrial, centra-se na temática do empreendedorismo entre alunos do ensino superior, focando-se especificamente, no comportamento e intenções empreendedoras dos alunos do Instituto Superior Técnico. Identificam-se o passado familiar empresarial e a motivação empreendedora dos alunos, com especial atenção sobre o contexto da universidade. Adicionalmente à observação e avaliação das atividades da universidade e as ofertas relacionadas com a educação empreendedora dos seus alunos analisa-se ainda as perceções dos alunos sobre as condições básicas para o empreendedorismo oferecidas pela universidade. Assim a própria instituição toma conhecimento do poder empreendedor dos seus alunos, podendo avaliar a quantidade e a qualidade das suas ofertas no contexto empreendedor. Este estudo procura essencialmente descrever e compreender de forma sistematizada as intenções empreendedoras de alunos de engenharia do Instituto Superior Técnico – uma universidade referência, de engenharia em Portugal. Constata-se com interesse, uma tendência geral de crescimento do índice de empreendedorismo entre os alunos de primeiro e quinto ano. A obtenção e tratamento de um vasto conjunto de dados sobre as perceções dos alunos face ao empreendedorismo e do papel da universidade na definição de estratégias e estruturas de apoio à criação de empresas traz um potencial interesse para a definição de políticas de gestão universitária e de ensino superior orientadas para a sensibilização e apoio aos alunos na prossecução de uma carreira como empreendedores.
Empreendedorismo, Intenções, Comportamento, Índice de empreendedorismo, Negócio familiar, Contexto universitário.

Novembro 15, 2012, 18:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

António Miguel Areias Dias Amaral

Departamento de Engenharia e Gestão (DEG)

Professor Auxiliar