Dissertação

Corporate Branding in B2B and B2C Markets EVALUATED

A gestão da marca corporativa pode representar um meio pelo qual uma empresa consegue reforçar a sua imagem e reputação, bem como comunicar a sua identidade aos stakeholders. Atualmente, muitas das principais marcas constituem marcas corporativas, sendo cada vez mais adotadas como estratégia de gestão da marca. Por outro lado, a gestão da marca em mercados B2B é importante porque as transações neste tipo de mercado envolvem grandes valores monetários. Também, em mercados B2C se verifica a importância das estratégias de gestão da marca pela visibilidade conseguida através dos social media. Torna-se, então, relevante analisar as estratégias de gestão das marcas corporativas comparando ambos os contextos, B2B e B2C. Um dos objetivos desta dissertação consiste em analisar de que forma é que as estratégias de gestão da marca corporativa diferem dos contextos B2B para B2C, bem como aferir a presença de valores emocionais e funcionais nessas mesmas estratégias. O outro objetivo consiste em perceber como é que as diferentes dimensões do valor da marca, e os valores emocionais e funcionais são percecionados pelos dois tipos de cliente. Estas duas abordagens serão analisadas, comparadas, e discutidas de acordo com o tipo de mercado. Como instrumentos de recolha de dados e informação, foram conduzidas entrevistas a gestores da marca, e foram administrados questionários a clientes individuais e organizacionais. O contexto empírico deste estudo consiste nas seguintes indústrias: Banca-Seguros e Telecomunicações.
Gestão da marca corporativa, B2B, B2C, Valor da marca, Apelo Emocional, Apelo Funcional

Novembro 29, 2012, 10:0

Documentos da dissertação ainda não disponíveis publicamente

Orientação

ORIENTADOR

Ana Sofia Mascarenhas Proença Parente da Costa

Departamento de Engenharia e Gestão (DEG)

Professor Auxiliar