Dissertação

Tail Assignment Optimization within the Airline Planning Process - The Case Study of TAP EVALUATED

As reduzidas margens de lucro e o severo ambiente competitivo da indústria aérea forçam as companhias aéreas a investir em estratégias para melhorarem a sua eficiência operacional e reduzirem os seus elevados custos operacionais. A companhia aérea Portuguesa TAP encontra-se à procura de estratégias para melhorar a sua operação de longo curso. Como o seu atual processo de alocação de matrículas de aviões às linhas de atividades previamente planeadas é realizado tendo como único objetivo satisfazer as restrições operacionais, a otimização deste através do reconhecimento de que diferentes matrículas têm distintos custos operacionais minimizá-los-ia. Assim, a presente Dissertação de Mestrado, considerando as diferenças das matrículas, apresenta um modelo de Programação Inteira (PI) que otimiza o processo de alocação de matrículas, estendendo-o ao desenho de novas sequências semanais ótimas de atividades. Adicionalmente, um modelo alternativo de PI é construído para otimizar a alocação das matrículas às linhas completas de atividades previamente estabelecidas, não modificando as sequências de atividade planeadas originalmente. Tendo por base ambos os modelos e além do cenário ótimo onde novas sequências de atividades ótimas são alocadas às matrículas, outros cenários que pretendem igualmente minimizar os custos operacionais da companhia aérea são estudados. Os diferentes cenários geram poupanças consideráveis e melhoram a eficiência operacional da companhia aérea por aumentarem e diminuírem a utilização das matrículas mais e menos eficientes, respetivamente. Por fim, algumas questões comerciais e de carga útil da operação de longo curso são também brevemente analisadas neste estudo.
alocação de matrículas de aviões, otimização, custos operacionais, linhas de atividades.

Novembro 15, 2012, 17:0

Documentos da dissertação ainda não disponíveis publicamente

Orientação

ORIENTADOR

Susana Isabel Carvalho Relvas

Departamento de Engenharia e Gestão (DEG)

Professor Auxiliar