Dissertação

Desenvolvimento de sistemas de medição de desempenho com base em metodologias multicritério de apoio à decisão EVALUATED

As organizações necessitam de sistemas de medição de desempenho (SMD) para monitorizar o nível de satisfação dos objectivos e estratégias implementadas, e consequentemente tomar as medidas necessárias para a melhoria do seu desempenho. Os SMD são ferramentas de apoio para a tomada de decisão. Normalmente as organizações têm grande quantidade de indicadores sobre a avaliação do desempenho, o que dificulta geralmente a escolha de indicadores e acções estratégicas a seleccionar devido à grande quantidade de informação que envolvem. Nenhum dos SMD implementados têm tido sucesso na sua totalidade devido a problemas na sua concepção, nas medidas e acções a tomar. Este estudo propõe um modelo de SMD em base a uma metodologia multicitério de apoio à decisão MACBETH, de modo a resolver os problemas descritos. A metodologia proposta faz uso do Integral de Choquet para considerar a dependência da preferência nos diferentes indicadores de desempenho. O SMD proposto é implementado e aplicado nas entidades gestoras do serviço de abastecimento de águas em Portugal.
sistemas de medição de desempenho, modelo multicritério, MACBETH, desempenho entidades gestoras, indicadores de desempenho.

Junho 25, 2012, 15:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

CO-ORIENTADOR

Carlos António Bana e Costa

Departamento de Engenharia e Gestão (DEG)

Professor Catedrático

ORIENTADOR

Mónica Duarte Correia de Oliveira

Departamento de Engenharia e Gestão (DEG)

Professor Auxiliar