Dissertação

Cenários de evolução de preços dos combustíveis e das novas tecnologias para veículos rodoviários até 2050 EVALUATED

O desenvolvimento da nossa sociedade, no último século, ficou marcado pela possibilidade de viajar de forma rápida, cómoda e segura para praticamente qualquer destino no mundo. Dada a necessidade de cortar as emissões de gases poluentes e diminuir a dependência dos países ocidentais dos combustíveis fosseis decorrem vários estudos e experiências em maior ou menor escala, que procuram novas tecnologias capazes de substituir o tradicional motor de combustão interna. Como alternativas perfilam-se os veículos híbridos, híbridos plug- in, veículos totalmente elétricos e veículos movidos por pilha de combustível. Para determinar a relevância de cada alternativa para o consumidor português efetuaram-se as seguintes análises: custo por quilómetro percorrido e custo total de posse ao longo da vida útil do veículo. Para contextualizar esta análise foram criados três cenários para a evolução das tecnologias. Adicionalmente três cenários para o preço dos combustíveis fosseis. Foi considerado um cenário de evolução único para o preço da eletricidade entre 2010 e 2050, e duas possibilidades para a evolução do preço do hidrogénio enquanto combustível rodoviário. Consideraram-se os custos de aquisição do veículo calculando o valor base por adição dos diferentes componentes que o constituem adicionado de impostos, bem como os custos incorridos durante a utilização, tais como combustível, manutenção e impostos. Da aplicação da metodologia concluiu-se qual a tecnologia mais interessante para cada cenário considerado, obtendo-se, neste estudo, que os veículos híbridos diesel são uma proposta muito competitiva.
Veículos híbridos; Pilha de combustível; Custo total de posse; Custo por quilómetro.

Novembro 21, 2011, 16:30

Documentos da dissertação ainda não disponíveis publicamente

Orientação

CO-ORIENTADOR

Patrícia De Carvalho Baptista

IDMEC - IST

Mestre em Química

ORIENTADOR

Carla Alexandra Monteiro da Silva

Polo IST-IDMEC (IDMEC)

Investigador Auxiliar