Dissertação

Factores determinantes da procura de cartões de desconto em serviços de saúde: uma aplicação Blue Ocean Strategy a uma companhia seguradora EVALUATED

É num cenário de dinamismo e altamente competitivo que muitas companhias concorrem diariamente umas com as outras na conquista de vantagens competitivas que tornem os seus produtos e serviços diferenciados da concorrência. Kim & Mauborgne (2004) propuseram a Blue Ocean Strategy (BOS), como forma de contrariar a lógica da estratégia convencional. Como escapar da concorrência aguerrida do Oceano Vermelho e criar um espaço incontestado de mercado ? um Oceano Azul ? que torne a concorrência irrelevante? Os proponentes deste pensamento estratégico desafiam as empresas a questionarem o seu modelo de negócio e procurarem oportunidades para a inovação em valor, sustentada por uma dinâmica de diferenciação e baixo custo. Através de um estudo de caso de uma companhia seguradora, designadamente do seu produto cartão de descontos em serviços de saúde, procurou-se apreender as percepções dos profissionais da empresa, acerca dos factores determinantes da procura deste tipo de produtos, bem como saber se estes se encontram alinhados com o que os consumidores procuram no momento. Neste sentido, foi administrado um inquérito a uma amostra de consumidores potenciais, cuja análise de dados, recorrendo a métodos estatísticos e às principais ferramentas propostas pela metodologia Blue Ocean Strategy, permitiu uma compreensão mais aprofundada sobre a estratégia actual da empresa e sobre eventuais acções futuras.
Blue Ocean Strategy, inovação em valor, curva de valor, seguros, estatística multivariada

Novembro 15, 2011, 10:30

Documentos da dissertação ainda não disponíveis publicamente

Orientação

ORIENTADOR

Ana Sofia Mascarenhas Proença Parente da Costa

Departamento de Engenharia e Gestão (DEG)

Professor Auxiliar