Dissertação

Estudo da Metodologia RAMS - Aplicação a um caso prático EVALUATED

Hoje em dia, com o crescente aumento da concorrência, com a existência de equipamentos e componentes cada vez mais complexos, é fulcral que as empresas consigam desempenhar de forma eficiente as suas actividades, melhorando a qualidade dos produtos e dos serviços que prestam de forma a poderem aumentar os seus proveitos. Tal pode ser alcançado através da utilização ou implementação de metodologias e ferramentas que aumentem a fiabilidade, a disponibilidade dos equipamentos e dos sistemas em geral e que diminuam os custos de manutenção e assegurem a segurança de pessoas e bens. Esta dissertação aborda conteúdos referentes à aplicação de metodologias RAMS (FMEA, FMECA, 5S) a um caso prático. Neste caso prático, o objectivo é garantir um bom funcionamento das válvulas de segurança em instalações industriais bem como assegurar a eficiência dos seus processos de manutenção. Para isso é necessário identificar e classificar os modos de falha e os seus efeitos tanto das válvulas de segurança como das etapas que se mostrarem mais críticas do seu processo de manutenção. Assim, torna-se possível desenvolver medidas e acções que visem corrigir ou eliminar as falhas detectadas (através da implementação de acções preventivas ou correctivas e também através do melhoramento da rastreabilidade das válvulas e dos seus componentes). Com o presente estudo pretende-se mostrar que a aplicação destas metodologias reduzirá tendencialmente os custos produtivos e operacionais, aumentará a capacidade de produção e, gerará valor acrescentado com a disponibilização de informação útil relativa ao desempenho de componentes, equipamentos e processos.
qualidade, RAMS, fiabilidade, disponibilidade, manutenção, segurança, rastreabilidade, FMEA, FMECA, 5S

novembro 17, 2011, 16:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

CO-ORIENTADOR

José Lopes dos Santos

ISQ

Engenheiro

ORIENTADOR

João Miguel Pires Ventura

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Auxiliar