Dissertação

Elevate - Exploring the Effectiveness of Elevator Advertising and Technology EVALUATED

A publicidade mudou consideravelmente na última década. Canais tradicionais, como a televisão, rádio, imprensa e até mesmo as formas tradicionais de publicidade outdoor têm agora novos concorrentes. Actualmente, a publicidade emerge em novos canais de publicidade. Alguns exemplos são a publicidade online, a publicidade mobile e a publicidade em elevadores. Um aspecto que os anunciantes esperam cada vez mais é a medição, de forma efectiva, do resultado da publicidade - o retorno do investimento em publicidade (AROI). Esta dissertação tem por objectivo analisar um método para medir o AROI através da combinação inovadora de publicidade em elevadores (utilizando digital signage) com a publicidade mobile. Em primeiro lugar, um consumidor é exposto à publicidade em elevadores incentivando a interacção via SMS, com o intuito de receber uma oferta promocional (usando um código de barras/cupão). Após a interacção inicial, o consumidor recebe uma resposta automática via SMS com o código de barras em formato numérico, com a possibilidade de utilizar a ligação à internet do telemóvel para obter o formato de leitura óptica do código de barras e fazer uso dele para comprar um produto ou serviço num ponto de venda. Se o código de barras/cupão é usado, as vendas e as receitas geradas podem ser atribuídas a uma campanha publicitária específica e o AROI pode ser estimado/calculado.
Publicidade outdoor, Digital out-of-home, Publicidade em elevadores, Publicidade mobile, Eficácia da publicidade, Retorno do investimento em publicidade.

Julho 21, 2011, 11:0

Documentos da dissertação ainda não disponíveis publicamente

Orientação

ORIENTADOR

Carlos Manuel Pinho Lucas de Freitas

Departamento de Engenharia e Gestão (DEG)

Professor Auxiliar