Dissertação

Factors of New High-Tech Products Adoption: Consumer Behaviour and the Electric Vehicle Consumer Behaviour and the Electric Vehicle EVALUATED

O primeiro objectivo deste estudo foi identificar os principais factores que tiveram influência no processo de adopção do cliente, em concreto, no caso de veículos eléctricos. Com o objectivo de identificar os factores, variáveis relacionadas com a sustentabilidade, a inovação, a tecnologia e os automóveis foram envolvidas num questionário online. O segundo objectivo foi avaliar e analisar o comportamento dos elementos entre si, no contexto da adopção de veículos eléctricos Por fim, o terceiro objectivo foi determinar a aceitação da marca em produtos de alta tecnologia, em concreto, para avaliar a aprovação de marcas que não são de automóveis na compra de um veículo eléctrico. Os resultados obtidos mostram que a atitude em relação aos veículos eléctricos são principalmente influenciados, de forma moderada, por variáveis em relação com à sustentabilidade, aos automóveis e às relacionadas com o contexto do veículo eléctrico. Além disso, o estudo considera os principais obstáculos e os pontos fortes desta tecnologia. A percepção de diferentes marcas tem sido estudada e uma atitude negativa dos entrevistados em relação a marcas que não são de automóveis foi recolhida. Finalmente, uma breve análise do disposto a pagar para os carros eléctricos foi contemplado, concluindo que os entrevistados esperam preços semelhantes entre os carros convencionais e os eléctricos.
Atitudes do consumidor; Comportamento do consumidor; Veículos Eléctricos; Adopção da Alta Tecnologia

Novembro 8, 2010, 11:30

Documentos da dissertação ainda não disponíveis publicamente

Orientação

ORIENTADOR

Carlos Manuel Pinho Lucas de Freitas

Departamento de Engenharia e Gestão (DEG)

Professor Auxiliar