Dissertação

Contributo da análise dos custos do ciclo de vida para a gestão da construção sustentável: Caso da reabilitação energética passiva para a sustentabilidade hoteleira Caso da reabilitação energética passiva para a sustentabilidade hoteleira EVALUATED

Numa altura em que as preocupações ambientais acompanham as económicas, a sociedade procura minimizar os impactes ambientais e redução de custos, mantendo a crescente melhoria na qualidade de vida. Dois dos maiores consumidores energéticos em Portugal são o sector da Construção, devido à sua exigência intensiva em recursos e o sector Hoteleiro, devido às exigências de conforto dos clientes. O presente trabalho tem como objectivo principal o desenvolvimento e aplicação de um modelo de custos do ciclo de vida (ACCV), capaz de influenciar tanto o investimento em reabilitação, como os custos até ao fim de vida útil de um hotel. O trabalho envolve o caso de estudo de um hotel, identificação de problemas e possíveis soluções, simulação do desenvolvimento energético, cálculo do custo do ciclo de vida e recomendações. O caso de estudo em questão refere-se à Pensão S. Paulo cuja reabilitação a vai transformar no futuro Hotel Marianos. Assim, procuram-se descrever as preocupações e as possíveis soluções numa intervenção de reabilitação energética passiva. As principais soluções passam pela instalação de vidros duplos, do isolamento térmico das paredes exteriores e coberturas planas. É importante a avaliação dos impactes térmicos que determinados elementos construtivos possam ter no balanço energético do edifício. A conclusão principal finda na avaliação económica do projecto, através da ACCV na perspectiva do desenvolvimento sustentável. Este trabalho é encarado como um desafio, pretendendo servir de ferramenta de medição quantitativa dos custos do ciclo de vida no sistema LiderA e na contribuição para a gestão da construção sustentável.
Construção Sustentável, Turismo Sustentável, Custo do Ciclo de Vida, Reabilitação Energética Passiva, Sistema LiderA, EnergyPlus, DesignBuilder.

Novembro 15, 2010, 11:0

Documentos da dissertação ainda não disponíveis publicamente

Orientação

ORIENTADOR

Manuel Guilherme Caras Altas Duarte Pinheiro

Departamento de Engenharia Civil e Arquitectura (DECivil)

Professor Auxiliar