Dissertação

Factores Críticos de Sucesso no Mercado do Vinho em Portugal e a Sustentabilidade do Sector Vitivinícola EVALUATED

Estudo exploratório ao Sector do Vinho em Portugal. Tem como missão, a pretensão de ser uma primeira abordagem ao estudo do consumidor de vinho português, para além de constituir uma análise crítica do Sector, com especial ênfase nas pequenas e médias empresas, que constituem o grosso do sector. Pretende também ser uma base para a realização de estudos futuros, em especial estudos de carácter quantitativo. Através da realização de entrevistas profundas a um grupo de consumidores e da análises de mapas cognitivos resultantes dessas mesmas entrevistas, foi possível identificar quatro Factores Críticos de Sucesso do Mercado do Vinho, que deverão ser as áreas prioritárias dos agentes do sector: i) Estimular o acesso a vinho a copo, ii) Aumentar esforços de Marketing, Publicidade e Promoção, iii) Tornar o vinho mais perceptível e presente na vida dos consumidores menos frequentes, iv) Melhorar o Serviço dos Restaurantes. A análise de mapas cognitivos possibilita, de forma sistémica e holística, uma construção da realidade, tal como os consumidores a percebem. A análise estratégica permitiu ainda: 1) propôr uma segmentação baseada numa estratificação do mercado em segmentos de preço cruzada com o conhecimento e interesse que os consumidores possuem; 2) analisar a internacionalização das empresas e dos seus mercados de maior potencial; 3) identificar a inovação, a diversificação e a formação de alianças, como outros factores importantes para o sector. As conclusões deste estudo serão úteis a todos os agentes económicos, incluindo às entidades públicas responsáveis pela regulação, promoção e representação de agentes do sector.
Vinho, Consumidores Portugueses, Factores Críticos de Sucesso, Mapas Cognitivos, Segmentação

Dezembro 11, 2009, 15:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Maria Teresa Romeiras de Lemos

Departamento de Engenharia e Gestão (DEG)

Professor Associado