Dissertação

Market Orientation: A importância das Políticas de Recursos Humanos na sua Implementação A importância das Políticas de Recursos Humanos na sua Implementação EVALUATED

Este trabalho tem como objectivo estudar e avaliar a forma como as empresas estabelecem as suas estratégias, perceber se estas são orientadas para o cliente e quais os aspectos chave para que estas consigam ser implementadas. A metodologia, no sentido de dar resposta aos objectivos da tese, consistiu em aplicar dois questionários a uma amostra de empresas. Ambos foram elaborados com base na pesquisa bibliográfica, no entanto, o questionário que aborda questões de recursos humanos, tem parte do seu fundamento em entrevistas que se endereçaram a uma amostra da fase exploratória do trabalho (pré-teste). Esta pesquisa inicial de natureza qualitativa esclareceu quais as variáveis mais indicadas para a temática pretendida. O segundo questionário consiste numa escala de medição do nível de Market Orientation. Verificou-se que poucas variáveis relacionadas com as políticas de recursos humanos apresentam uma relação significativa com o nível de Market Orientation. Os valores de correlação mais significativos com a variável de Market Orientation foram apresentados pelas variáveis da avaliação de desempenho, da formação como forma de promoção de espírito de equipa e da oportunidade de sugestões. Concluiu-se que estes resultados derivam de duas possíveis explicações: as empresas analisadas não têm as suas políticas de recursos humanos devidamente alinhadas com as suas orientações estratégicas, e/ou as suas políticas de recursos humanos não são as mais eficientes para a implementação do conceito de Market Orientation.
Market Orientation, Comportamento Organizacional, Políticas de Recursos Humanos, Alinhamento estratégico

Novembro 23, 2009, 9:0

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Orientação

ORIENTADOR

Ana Sofia Mascarenhas Proença Parente da Costa

Departamento de Engenharia e Gestão (DEG)

Professor Auxiliar