Dissertação

Construção de uma Metaheurística de Optimização de Rotas de Veículos: Aplicação na Indústria de Distribuição Aplicação na Indústria de Distribuição EVALUATED

Nesta dissertação é apresentada uma aplicação de um problema de estabelecimento de rotas de veículos a um caso real de uma empresa de distribuição. Pretende-se utilizar um método aproximado de optimização combinatória baseado numa heurística orientada por um conjunto de regras hierarquicamente superior ? uma metaheurística ? para obtenção de resultados práticos e posterior comparação com o planeamento real utilizado no dia-a-dia da empresa. A variante do problema é designada na literatura por Heterogeneous Fleet Vehicle Routing Problem with Time Windows and Split Deliveries (HFVRPTWSD). O objectivo é, tendo em conta as restrições do problema, elaborar um conjunto de rotas que minimize a distância percorrida, o número de veículos utilizados e o tempo de viagem necessários para satisfazer os pedidos de todos os clientes para o horizonte temporal estabelecido. Entre estas, destacam-se as restrições de capacidade e acessibilidade da frota heterogénea de veículos e a calendarização das visitas aos clientes segundo janelas temporais de entrega. Sempre que isso causar uma melhoria na qualidade da solução obtida permite-se a divisão de carga, o que constitui uma relaxação do problema original. Além da comparação com o planeamento real, são comparados os resultados com os obtidos por um método de resolução exacto aplicado a um sub-problema de dimensão menor, permitindo assim medir o desvio relativo da função objectivo face à solução óptima para posteriormente se aplicar o algoritmo implementado ao problema na sua generalidade.
Planeamento de rotas de veículos, entregas fraccionadas, janelas temporais, frota heterogénea, optimização combinatória, metaheurísticas, Tabu Search.

Dezembro 11, 2009, 10:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Susana Isabel Carvalho Relvas

Departamento de Engenharia e Gestão (DEG)

Professor Auxiliar