Dissertação

Modelo em System Dynamics para a simulação do impacto das políticas de regulação no sector da Distribuição Eléctrica EVALUATED

O intuito da regulação da distribuição de energia eléctrica é mediar da melhor forma a relação entre os consumidores e a Entidade Distribuidora. Esta tarefa pressupõe o estabelecimento de limites máximos para o número e duração das interrupções de energia eléctrica, bem como compensações aos consumidores pela violação destes indicadores de qualidade de serviço. Porém, se na procura deste equilíbrio forem excessivos os níveis de exigência fixados pela entidade reguladora, há consequências perniciosas. Uma possível é a distribuidora preferir compensar os clientes por falhas no fornecimento a empenhar-se em melhorar as condições da rede de distribuição., de acordo com as exigências do Regulamento da Qualidade do Serviço. A situação parece preocupante uma vez que o desembolso destes valores compromete em certa medida a capacidade financeira da empresa e, consequentemente, torna mais difícil fazer futuros investimentos em melhoria da qualidade do serviço. Pretende-se com este trabalho apoiar a posição da EDP Distribuição, propondo argumentos que possam ser apresentados à entidade reguladora no sentido de esta escolher políticas de compensações melhores para todos. Para tal, construiu-se uma ferramenta que possibilita eventualmente apoiar a discussão com a entidade reguladora quanto aos efeitos das actuais políticas regulamentares no mercado de distribuição de electricidade, permitindo observar de uma forma transparente as consequências de haver ou não alteração no seu conteúdo. Esta tarefa passa pela elaboração de um modelo de simulação em System Dynamics, que permite descrever o comportamento e acompanhar a evolução das situações verificadas no mercado de distribuição de electricidade.
Continuidade do fornecimento, Qualidade de Serviço, Padrões de qualidade, Compensações aos consumidores, System Dynamics, Energia não Fornecida.

Outubro 20, 2008, 14:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

João Pedro Bettencourt de Melo Mendes

Departamento de Engenharia e Gestão (DEG)

Professor Auxiliar